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Estamos finalizando 2020, um ano que trouxe muitos desafios a todas as empresas. Com os profissionais de vendas, não foi diferente. Apesar de tudo, podemos afirmar que as dificuldades nos fizeram aprender bastante e nos prepararam para novas oportunidades.
Falando nisso, como está seu planejamento de vendas para 2021? Se você ainda não fez, aproveite para começar agora mesmo. Se já iniciou, use nossas dicas para aprimorar o seu trabalho.
Um bom planejamento vai orientar todas as ações a serem desenvolvidas no decorrer do ano, estabelecendo as metas e objetivos a serem atingidos, o cronograma de realização e as ferramentas para análise e monitoramento do que está sendo feito.
Confira, abaixo, nosso passo a passo para você planejar suas vendas.
Observe como foram as vendas deste ano e do ano anterior e use como base para 2021. Veja como está a taxa de conversão de vendas, em quais épocas você vendeu mais, quais foram os itens mais procurados, quantas vendas não foram efetivadas, quais foram seus principais concorrentes, quantos clientes ativos você tem etc. Conhecendo bem o seu mercado de atuação, fica mais fácil seguir para o próximo passo.
Após analisar as informações, é hora de colocar as metas no papel. Pense, por exemplo, quantas visitas você precisará realizar, semanalmente, para atingir o montante de vendas desejado; quantos contatos novos precisa buscar para aumentar sua carteira de clientes; quantas vendas precisa concretizar para atingir a remuneração que você almeja. Uma coisa está ligada à outra e seu sucesso depende, muito, da sua organização e esforço para alcançar seus objetivos.
Neste momento, você vai pensar nas estratégias e táticas para realizar suas metas. Analise quais são os diferenciais que você pode oferecer ao cliente, quais novas regiões você pode explorar, quais são as tendências de mercado que podem interferir nas suas vendas e de que forma você pode estreitar os laços com seus clientes, por exemplo.
Tendo clareza das estratégias, você vai pensar nas táticas, que são as formas de tirar as ideias do papel e transformá-las em ações práticas. São essas ações que o levarão a atingir suas metas.
Esse plano será montado com base nas informações que você coletou, nas estratégias e táticas que você definiu para alcançar seus objetivos. Para isso, estabeleça um cronograma com as datas de todas as etapas a serem cumpridas e determine métricas para mensurar o cumprimento de cada meta.
Tendo todas as ações num plano, você consegue visualizar melhor onde está e onde pretende chegar. Mas, lembre-se: o plano de ação precisa ser flexível e adaptável, para que você possa fazer ajustes ao longo do caminho, sem perder de vista seu objetivo principal.
Acompanhe e monitore, todos os dias, seu plano de ação. Por vezes, será necessário mudar uma estratégia ou se adaptar a uma nova realidade do mercado. De qualquer forma, é importante você ter foco e agir em prol do que você deseja alcançar.
E então, pronto para fazer seu planejamento e alavancar suas vendas no ano novo? Lembre-se que toda ação começa com a decisão de tentar e nós, da Libreplast, estamos aqui para apoiar o seu crescimento!
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