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Se você trabalha com vendas, sabe muito bem que prospectar clientes não é uma tarefa fácil. Para chegar a resultados satisfatórios, é necessário aderir algumas estratégias que tornem esta função mais eficaz.
Neste blog, vamos te mostrar formas práticas para prospectar os clientes certos!
Já foi o tempo em que se esperava o cliente te procurar para realizar uma venda. Hoje, em um mercado competitivo, prospectar clientes é algo que deve fazer parte da rotina de qualquer negócio, seja ele uma grande empresa, um pequeno estabelecimento ou até um prestador de serviço.
Primeiro, você precisa saber quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que compram o seu produto ou serviço.
Essas pessoas possuem características de compra semelhantes, como classe social, idade, gostos, preferências, etc. Com isso, você pode iniciar a avaliar formas de conquistar novos clientes, que estejam dentro deste mesmo perfil.
Planejamento faz parte da prospecção
Saber para quem e como irá vender é uma estratégia que precisa ser considerada. Agir de forma aleatória e sem pensar, tentando atingir a todos, faz com que na verdade, você não atinja ninguém.
Por isso, é muito importante elaborar um planejamento de vendas, ou seja, filtrar seus potenciais clientes com base no comportamento de outros que já compraram com você.
Invista tempo também, em um estudo de mercado. Quais são as principais tendências? O que as pessoas procuram? Qual necessidade seu produto ou serviço pode atender? Estas respostas te darão um norte para onde direcionar o seu planejamento.
A partir deste momento, você começa a entrar no chamado funil de vendas.
Para que serve o funil de vendas
O funil de vendas está relacionado ao processo de jornada de compra. Vamos entender.
Antes de efetivar a compra, o cliente passa por um processo. Inicialmente ele é um visitante de sua loja, empresa, site ou outro meio que realize o primeiro contato. Depois deste passo, ele já começa a ser considerado um potencial cliente, e é hora de avaliar as oportunidades, com base em um relacionamento.
Este relacionamento tem como objetivo fazer com que você entenda quais são as necessidades e expectativas do cliente sobre seu produto ou serviço, e como irá fazer para supri-las.
Assim, depois do planejamento e de avaliar seus potenciais clientes, você irá direcionar sua atenção para o alvo certo, e as chances de acertá-lo são muito grandes.
Efetivar a venda
Se o seu potencial cliente chegou até aqui, é porquê você despertou o interesse de compra nele. Podemos dizer então, que já percorremos boa parte do caminho.
Nesta etapa do funil de vendas, aproveite para ressaltar os benefícios de seu produto ou serviço, e transmitir ao cliente que ele fez a escolha certa.
Após esta primeira compra, inicia-se outro processo, para estimular que ele compre novamente com você. Além disso, trabalhe para que ele faça recomendações para outros potenciais clientes.
E claro, tenha o hábito de realizar um pós-venda, para manter uma proximidade com o cliente. Mas lembre-se, cuidado para não ser invasivo e colocar todo seu esforço por água a baixo.
Por fim, concluímos que a prospecção de clientes é uma tarefa bem mais complexa do que a maioria imagina. É importante ressaltar também, que este processo é um clico contínuo, e precisa ser trabalhado diariamente, e melhorado a cada nova compra.
Inclua isso em sua rotina de vendas, e transforme sua prospecção de clientes em vendas!
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