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Após um ano cheio de surpresas e desafios em 2020, como estão seus planos para 2021? Neste último ano, os profissionais do setor comercial sentiram na pele os efeitos da pandemia e precisaram se reinventar, aprender sobre novas ferramentas de trabalho, descobrir novas formas de encantar o cliente e se manterem competitivos apesar de todas as dificuldades.
Isso aconteceu com você também? Temos a certeza de que os aprendizados foram grandes e não param por aí. Acreditamos que este ano vai continuar exigindo vendedores ainda mais preparados, mas, não se preocupe: se você fizer sua parte neste processo, com certeza sairá na frente e poderá alcançar os resultados que deseja.
Pensando nisso, elaboramos 8 dicas valiosas para você ser um vendedor de sucesso em 2021. Vamos conferir? Veja nossas dicas abaixo!
1 – Tenha um profundo conhecimento sobre seus produtos e clientes
Antes de vender qualquer produto, você precisa aprofundar seu conhecimento sobre ele e saber como funciona, para quem é destinado, quais são as características, os benefícios etc. Pense em todas as dúvidas e questionamentos que o cliente pode ter em relação ao seu produto e esteja preparado com todas as informações.
Outro ponto de extrema importância é conhecer o seu cliente, ou seja, entender de fato quem é seu público, como ele se comporta, o que ele valoriza, quais são suas maiores necessidades, entre outras questões que interferem em sua decisão de compra. Tendo clareza sobre isso, você saberá qual produto oferecer para cada cliente e será mais assertivo em suas abordagens.
2 – Adote um plano de vendas
Para atingir seus resultados, antes você precisa estabelecer onde quer chegar e como fará isso. É como diz o ditado: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Portanto, tenha um plano de ação bem alinhado, com estratégias para cada objetivo, metas claras, indicadores e prazos bem definidos. A partir disso, é entrar em ação.
Para que o planejamento fique mais “palpável”, divida seus objetivos maiores em metas semanais. Assim, poderá acompanhar seu desempenho a cada semana e fazer ajustes no cronograma sempre que preciso, mas sem perder de vista o objetivo principal.
3 – Defina prioridades no seu dia a dia
Para conseguir realizar tudo o que você estabeleceu no plano de ação, é preciso ter muita organização, disciplina e força de vontade. Por isso, você precisa definir prioridades, tendo convicção do que precisa fazer, todos os dias, para chegar ao resultado desejado.
A gente entende que, nem sempre, você se sente motivado e consegue produzir tudo o que gostaria. Mas é importante ter consciência disso e, caso não conclua uma tarefa hoje, dê prioridade para ela amanhã, não deixando para outro dia. Mantenha o foco diante das distrações, seja persistente e os resultados virão.
4 – Esteja sempre aprendendo algo novo
Se tem algo que 2020 nos ensinou é que precisamos aprender sempre mais. Estar atualizado no mercado é uma exigência e somente quem está aberto ao novo e se preocupa com seu aperfeiçoamento é que consegue sobreviver em um mercado tão competitivo.
Além de precisarmos melhorar sempre nossas habilidades e comportamentos, é preciso muito conhecimento técnico e prático sobre aquilo que interfere em nossa profissão. Afinal de contas, o mundo está em constante transformação e, quem não se atualiza, se perde no meio do caminho. Você já se sentiu assim?
5 – Mantenha o entusiasmo
Não conseguimos pensar em um vendedor de sucesso sem enxergar características como entusiasmo e motivação. Elas precisam fazer parte do cotidiano, caso contrário, você não terá a força que precisa para encarar as dificuldades e correr atrás dos seus objetivos.
Além disso, lembre-se que o vendedor é a “cara da empresa” junto aos clientes, ou seja, precisa transmitir uma imagem de confiança e positividade.
6 – Aprimore sua comunicação
Dizem que muitos problemas ocorrem por falta de uma comunicação eficiente – e isso é fato. Quanto mais você aprimorar suas habilidades de comunicação, melhor – seja escrevendo, argumentando, gravando vídeos, fazendo uma apresentação, entre outros.
No processo de vendas, conhecer e aplicar as técnicas de comunicação faz toda a diferença. Aprenda, em primeiro lugar, a ser um bom ouvinte e entender as reais necessidades e desejos do seu cliente. Assim, poderá oferecer a ele as soluções mais adequadas.
7 – Saiba resolver problemas
Essa é uma grande habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da sua carreira. Na verdade, quanto mais você conhecer seu produto, sua empresa e seus clientes, mais fácil se tornará o processo de identificar e resolver problemas. O conhecimento de mercado e a experiência contam muito nesse momento.
Ah, e nunca esqueça que problemas acontecem a toda hora, em todo o lugar, então cabe a você desenvolver essa habilidade de solucioná-los sem perder o foco do seu objetivo principal.
8 – Relacionamento é tudo
O cliente só vai comprar se tiver confiança no vendedor, e isso não se constrói da noite para o dia – é fruto de uma relação que se firma ao longo do tempo. Com respeito e confiança, será possível gerar relacionamentos de longo prazo e uma carteira valiosa de clientes.
Analise como está o relacionamento com seus clientes e entenda de que maneira você pode melhorar esse contato, seja antes, durante ou após o processo de vendas.
Gostou das nossas dicas? Se você é vendedor e quer alavancar seus resultados, venha fazer parte da família Libreplast.
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