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O planejamento de vendas é fundamental para o negócio que quer melhorar sua relação com os clientes. Não se trata apenas de vender, é necessário olhar para outras práticas que favorecem esse contato. Vejamos dicas para alcançar essa eficácia.
Muitos empreendedores acham que vender basta apenas ter o produto/serviço, e uma boa conversa. Mas, não é assim. Para que um negócio perdure o olhar sobre as vendas precisa ser mais amplo.
Questões simples como “onde posso melhorar?”, ou “o que fazer para meu cliente voltar?” precisam ser levantadas, e respondidas. E tudo isso vai entrar num planejamento de vendas. E como elaborar esse tal plano? Confira a seguir.
Conhecendo sua equipe de vendas
O primeiro passo para elaborar um planejamento de vendas é conhecer seus vendedores, e quais objetivos que deseja que eles alcancem.
Para isso você deve avaliar pontos como:
– Nível de qualificação
– Competências
– Comportamento
Hoje o vendedor não é só “vender”, ele precisa oferecer a melhor experiência para os clientes, e depende do empreendedor deixar bem claro esta necessidade. Então no plano de vendas relacionado a equipe, trace pontos como: conhecimento técnico do produto/serviço que é vendido; procurar saber do cliente o nível de satisfação e envolvimento com outros setores (estoque, marketing, etc.).
Ferramentas para alcançar o cliente
Não pode faltar no planejamento de vendas quais ferramentas pretende usar para falar com seu público. Claro, que já deve determinar quanto de seu orçamento será usado para essas estratégias de marketing.
E não pense que somente anúncios serão suficientes. É necessário pensar em técnicas e tecnologias que ajudem a entender os hábitos de seus clientes. Você pode especificar em seu planejamento um cronograma de investimentos, por exemplo.
Foque na gestão de vendas
No seu plano comercial é essencial que tem um capítulo longo para o quesito gestão. Não adianta conhecer o negócio, investir em tecnologias, e não mensurar os resultados. Você vai ter que pensar em processos que se tornem relatórios, e a partir destes veja se suas ações estão surtindo efeito.
Aqui vale investir numa capacitação para o empreendedor. Se não entende muito bem de gestão de vendas, é importante que busque uma qualificação para não perder de vista seu negócio. E isso também deve entrar no plano de vendas.
Essas são partes básicas de um planejamento de vendas. Agora é só pensar e começar a fazer o seu!
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