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Se você já estabeleceu um padrão de controle para o estoque do seu empreendimento que você acredita que esteja funcionando, não esqueça que durante o Natal e outras comemorações de fim de ano você precisa de um preparo diferenciado e um estoque com produtos específicos e em quantidades maiores.
Nas semanas que precedem o Natal, a demanda por produtos aumenta significativamente, assim como mudam os produtos que possuem maior saída. Se você possui uma loja de variedades que inclui brinquedos, deve adaptar o seu estoque para o que venderá mais nessa época do ano, que serão, muito provavelmente, os brinquedos. Se você possui uma confeitaria, deve adaptar seu estoque de matéria-prima para a crescente demanda por tortas encomendadas e panetones. Se você possui uma loja de artigos decorativos, obviamente deve colocar em destaque os enfeites de Natal e estocar uma boa quantidade deles. Você só não pode estar despreparado e perder a oportunidade de tirar o maior proveito possível do que deveria ser o período mais lucrativo do ano.
Decore sua loja com tema de Natal e a torne mais convidativa para quem está nas ruas fazendo compras para a data. E lembre-se: se você der descontos, vai vender mais; se você vender mais, não sairá perdendo por ter dado descontos. Produtos em destaque e com preços especiais, levam mais pessoas para dentro da loja, que estarão propensas a fazer boa parte das compras de Natal ali mesmo.
Ninguém gosta de visitar milhares de lojas para comprar alguma coisa. Se as pessoas já estão dentro da sua, elas só precisam de um incentivo para continuar comprando ali. E esse incentivo pode vir em forma de variedade de produtos e itens que estão em alta ou serão tendência em 2020. Por isso a importância de organizar o estoque desde já para não desperdiçar nenhuma oportunidade de venda neste Natal.
Outra coisa importante a se considerar, é que todos os lojistas e empresários estão se preparando para o Natal. Por isso, quanto antes você conseguir abastecer o estoque, melhor. Caso contrário, você corre o risco de encontrar produtos em falta ou com preços mais altos.
É necessário considerar também que, além de ter os produtos na quantidade que você especulou que vai vender, é preciso manter uma boa margem de erro, ou seja, produtos a mais para que não falte nada. Assim, você não precisará correr atrás de nada de última hora. Lembre-se que, se você precisar buscar ou pedir mais unidades de um determinado produto, é bem possível que encontrará o fornecedor em recesso de fim de ano, o que o deixará suscetível ao improviso, que muitas vezes pode afetar os seus lucros.
Se você possui uma empresa que revende produtos mas também conta com uma produção interna, será necessário manter o controle tanto do estoque de produtos para revenda quanto de matéria-prima para a produção. E você não precisa fazer essa organização a esmo ou visitar o estoque para saber de última hora se tem algo faltando.
Converse com a equipe de vendas, consulte a equipe de produção, e chegue a uma estimativa de quanto cada produto vende e quanto precisa de cada matéria-prima. Com base nisso, monte uma planilha completa de controle de estoque, sem esquecer de acrescentar uma quantidade a mais para o fim de ano.
Com a planilha feita e sempre atualizada, para os próximos meses você saberá com muito mais propriedade o que pedir para os fornecedores, evitando excessos e desfalques.
Tenha total controle do seu estoque e aproveite todas as vantagens para o seu negócio que essa época do ano tem para oferecer.
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