"> A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE VENDAS - Libreplast
09 de janeiro

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE VENDAS

O planejamento é um assunto constantemente abordado no nosso blog, já que entendemos que é uma etapa essencial para se conquistar o sucesso em qualquer aspecto da nossa vida, sobretudo para profissionais da área de vendas.

 

Se você é vendedor ou representante comercial, principalmente iniciante, siga essas dicas que poderão lhe guiar na montagem do planejamento e passe 2020 vendo suas comissões aumentarem significativamente.

 

 

Identifique seu público-alvo e atenha-se a ele

 

Se você tem apenas um tipo de produto para vendas ou representa uma única empresa, você já deve saber ou precisa tentar descobrir quais são as pessoas que compram esses produtos e observar as semelhanças entre elas.

 

Dessa forma, você pode estabelecer um público-alvo e concentrar todos os seus esforços de vendas nesse público específico, assim como personalizar sua mensagem para atraí-los.

 

Isso exige muita pesquisa e estudo, já que envolve conhecer profundamente esse perfil de consumidor, qual o tipo de argumento que o convence e qual o atributo do produto que mais o seduz (preço, qualidade, etc.).

 

Coloque isso como o primeiro item do seu planejamento e não desperdice tempo e recursos com pessoas que não têm nenhuma probabilidade de comprar o que você está vendendo.

 

 

Conheça seu produto

 

Seu talento como vendedor é apenas uma parte do que é necessário para fazer com que você seja um profissional bem-sucedido. A outra parte é conhecer profundamente o que você está vendendo, o que parece uma noção óbvia, mas que muitas vezes é negligenciada por vendedores e representantes comerciais.

 

Para evitar situações constrangedoras, como ser corrigido pelo próprio cliente, você precisa saber tudo que tem para saber sobre o produto antes de sair para a sua primeira tentativa de venda. Hoje em dia os consumidores estão muito mais conscientes e melhor informados, o que os torna menos suscetíveis a “cair na conversa” de vendedor despreparado.

 

Destaque essa etapa no seu planejamento.

 

 

Personalize sua mensagem

 

Apesar de ser importante manter uma estratégia de vendas consistente e mensurável, ou seja, com um planejamento a ser seguido em todas as abordagens e cujos resultados possam ser analisados numericamente, isso não significa que a sua mensagem precise seguir um padrão.

 

Se ater a uma estratégia que está funcionando e que pode ser aperfeiçoada é o que todos deveriam fazer. No entanto, a mensagem deve ser adaptada para cada cliente específico. O cliente quer se sentir especial e saber que não é só mais uma parada na sua saga de vendas. Não conhecer o potencial cliente é tão errado quanto não conhecer o produto que você está tentando vender.

 

Fale com o seu alvo como se você estivesse ali para resolver um problema específico dele, como se o produto tivesse sido concebido exclusivamente para atender à necessidade dele. Essa é a melhor maneira de conquista-lo.

 

Siga essas dicas, monte o seu planejamento para 2020, e seja um vendedor de sucesso.

 

 

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