">
Todos sabemos que a reciclagem é uma atividade muito importante quando se fala em preservação do meio ambiente, redução de desperdícios e reaproveitamento de materiais.
O plástico, por sua vez, é um dos resíduos sólidos com maior potencial de reciclagem, pois pode se transformar em diversos produtos e diminuir a poluição na natureza.
Estima-se que somente 3% de todo o lixo produzido pelos brasileiros é reciclado. Entretanto, ao menos 30% de todos os resíduos que vão para os aterros poderiam ser reaproveitados, diminuindo o impacto causado ao meio ambiente.
Como eu posso colaborar com a reciclagem?
É no dia a dia, em nossas casas, que começa o processo de reciclagem. Higienize e separe os resíduos plásticos, embalando-os com outros materiais recicláveis, como caixas de papelão, vidros e outros.
Se sua cidade possui coleta seletiva, descarte corretamente nas lixeiras indicadas. Você pode também entregar os resíduos em associações de catadores, para que seja feita uma triagem e, posteriormente, o material seja reaproveitado.
Tipos de reciclagem do plástico
Existem, basicamente, três tipos de reciclagem de plástico:
1 – Mecânica: É o tipo mais comum de reciclagem, que tem o objetivo de transformar o plástico em grânulos que darão vida a novos materiais.
2 – Química: Processo mais complexo, pois ele reprocessa o plástico para transformá-lo em substâncias químicas que são usadas como matéria prima no desenvolvimento de novos produtos com alta qualidade. Nesse processo, não é necessária uma triagem tão grande, porém, ele é mais caro, precisando de volume para ser viável.
3 – Energética: Aqui, o plástico é transformado em energia térmica e elétrica, e também converte-se em combustível, a partir do processo de incineração. Podemos afirmar que esse é um dos processos mais importantes de reciclagem, já que produz novas fontes de energia e contribui para o problema de armazenamento de lixo.
Desenvolvimento de novos produtos
Uma das principais contribuições da reciclagem ao planeta é que ela diminui o desperdício, com a reutilização de recursos já extraídos da natureza.
Existem muitos produtos que são desenvolvidos a partir da reciclagem, entre eles, copos descartáveis, embalagens, brinquedos, seringas e garrafas.
Esses produtos são consumidos por praticamente todos os setores da economia. Podemos citar, por exemplo, a construção civil, a indústria de alimentos e a automobilística, além dos setores têxtil, farmacêutico, químico, etc.
Faça sua parte
Um mundo melhor começa com pequenas atitudes dentro de casa. Por isso, informe-se sobre como você pode contribuir, não apenas através da reciclagem, mas também com outras atitudes simples, como a compostagem de materiais orgânicos, a economia de água e o consumo consciente de alimentos e roupas.
Voltar
Para receber novidades sobre nossos produtos com exclusividade no seu e-mail preencha os campos abaixo: