">
A Sacolita viajou nessas férias de inverno e conheceu cidades inteligentes.
Mas o que são cidades inteligentes?
São metrópoles com práticas sustentáveis que melhoram a qualidade de vida da população, com métodos mais eficientes para lidar com os resíduos produzidos na cidade.
Para uma cidade ser inteligente, ela precisa:
Entre vários critérios que uma cidade inteligente deve ter, este é muito importante: Gerar eficiência na coleta seletiva.
O resultado disso é uma população com maior responsabilidade ambiental, uma cidade mais limpa, aumento da qualidade de vida, diminuição da proliferação de doenças, diminuição no uso de recursos naturais, da contaminação de alimentos e dos gastos com a limpeza urbana.
Além disso, uma boa coleta seletiva sempre gera emprego e renda para várias famílias.
Cidades inteligentes:
1 – Belo Horizonte – Brasil
A cidade possui contêineres coloridos para a coleta de lixo seletiva. A coleta é feita regularmente, e na cidade existe o Fórum Municipal de Lixo e Cidadania que atua com as cooperativas de catadores de lixo e recebem materiais recicláveis que a prefeitura recolhe.
Além disso, a prefeitura realiza campanhas educativas sobre a reciclagem.
2 – Curitiba – Brasil
A cidade é uma das referências em todo o Brasil. A coleta seletiva passa por TODAS as residências da cidade. A metrópole também possuí o programa Lixo não é Lixo, que é realizado em toda a cidade, onde 20% dos resíduos são separados para a reciclagem.
O programa também busca o recolhimento de óleo de cozinha usado para fabricação de outros materiais, e o recebimento de lixos tóxicos como pilhas, baterias e remédios.
A cidade também investe em programas de educação e conscientização para incentivar os moradores a consumirem com responsabilidade.
3 – Santander – Espanha
Essa cidade é considerada modelo no mundo todo. O programa mais conhecido da cidade é uma plataforma pública onde os moradores tem acesso livre a informações sobre a poluição do ar, coleta seletiva, dados sobre o transito e iluminação da cidade.
Songdo – Coréia do Norte
A cidade tem uma maneira interessante de recolher o lixo. Os habitantes depositam os resíduos recicláveis em um recipiente e esses resíduos são encaminhados para aterros a partir de um sistema de dutos montados no subsolo. Tudo isso ajuda também a diminuir o tráfego de caminhões.
Gostou de conhecer essas cidades?
Por mais que não façamos parte delas e que a nossa cidade não seja inteligente, podemos fazer a nossa parte e consumir com responsabilidade, para gerar maior qualidade de vida e garantirmos o futuro do nosso planeta.
Conheça outros conteúdos sobre o meio ambiente em nosso site:
Fonte: VG Resíduos
VoltarPara receber novidades sobre nossos produtos com exclusividade no seu e-mail preencha os campos abaixo: