">
Quando falamos em poluição ambiental, muitas vezes colocamos a culpa nos materiais em si, entre eles, o plástico. Mas, afinal de contas, quem deveria ser responsabilizado pelos danos gerados ao nosso planeta?
Com exceção às transformações naturais do meio ambiente, a ação humana é a grande causadora dos impactos ambientes, sejam eles positivos ou negativos. O desenvolvimento das cidades, a expansão do agronegócio, o consumo crescente de bens materiais e o descarte incorreto de resíduos são alguns dos fatores que contribuem para a poluição ambiental.
Partindo desse pensamento, queremos que, a partir de hoje, você enxergue o plástico e outros materiais recicláveis como itens essenciais e reconsidere quem são os verdadeiros agentes responsáveis pelos efeitos negativos na natureza.
Veja o plástico com outros olhos
O plástico é matéria-prima básica na indústria, na agricultura, no setor de saúde, ou seja, está presente em toda a cadeia produtiva, por mais que, às vezes, nossa primeira imagem dele esteja associada às sacolas e embalagens de alimentos.
Assim como outros bens de consumo, o recomendável é o uso consciente, a reutilização e o descarte correto do plástico, evitando o desperdício e garantindo que será devidamente reciclado ao final do processo. Sempre que possível, opte por utilizar materiais biodegradáveis.
É muito importante, também, que os municípios adotem a coleta seletiva e incentivem a população ao consumo responsável e à destinação correta do plástico. Quando descartado corretamente, ele pode ser reciclado e reutilizado, e ainda ser fonte de renda para muitas famílias.
Faça sua parte em prol do meio ambiente
Pequenas ações produzem grandes efeitos no meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos diminuir os impactos negativos do ser humano na natureza.
Separamos algumas dicas pra você praticar diariamente na sua casa:
– Economize água no banho, na limpeza da casa, ao lavar a louça ou escovar os dentes;
– Evite o consumo exagerado de energia e mantenha os aparelhos eletrônicos desligados sempre que não estiver usando;
– Faça a separação correta do lixo orgânico e reciclável;
– Diminua o uso do automóvel. Sempre que possível, compartilhe caronas, opte pela bicicleta ou utilize o transporte público para se deslocar até o trabalho;
– Consuma apenas o necessário e evite compras compulsivas;
– Utilize produtos ecológicos e biodegradáveis;
– Não jogue lixos nas ruas, espaços públicos ou outros locais fora da lixeira;
– Antes de jogar fora, opte por doar roupas e objetos que você não usa mais.
É simples, não é mesmo? E se você lembrou de mais alguma dica, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!
Voltar
Para receber novidades sobre nossos produtos com exclusividade no seu e-mail preencha os campos abaixo: