">
As sacolas plásticas inevitavelmente fazem parte do nosso dia a dia. Voltamos das compras com várias delas, e apesar de serem úteis para vários propósitos, como colocar nos lixos da pia e do banheiro, muitas vezes acabamos com mais sacolas do que conseguiremos usar. E como a palavra de ordem da sustentabilidade é reaproveitamento, é disso que vamos falar hoje.
Já ouviu falar nos 4 Rs da sustentabilidade? Provavelmente você aprendeu na escola. Significa repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Repensar e reduzir significa repensar suas necessidades e reduzir o uso e o consumo ao estritamente necessário. E não estamos falando somente do plástico. Tudo que você usa ou consome demanda recursos naturais para a sua produção ou bens não renováveis. Tudo pode faltar, por isso você deve consumir com consciência!
Reutilizar significa reaproveitar ao máximo, dar outro significado a determinado produto, empregá-lo em outra função. E depois de feitos todos os 3 primeiros Rs, é hora de descartar no local correto para garantir a reciclagem.
No artigo de hoje, a gente vai focar no terceiro R: reutilizar. Você é uma daquelas pessoas que tem tanta sacolinha plástica acumulada que já não consegue mais fechar a gaveta? Então a dica de hoje é para você. Já pensou em fazer artesanato usando essas sacolas? Sim, é possível. Um dos principais atributos do plástico é a versatilidade e durabilidade, por isso ele é capaz de se transformar em objetos úteis, decorativos e duradouros.
Aqui no blog a gente já ensinou como fazer de tudo com sacolas: tapetes, corda, porta-copos, cesto… E não é tão difícil quanto você pensa, não. É a mesma técnica do crochê, só que utilizando as sacolas plásticas como linha. E como que transforma as sacolas em linha de crochê? A gente ensina! Confira a seguir o passo a passo.
Você vai precisar de:
– Sacolas plásticas
– Agulhas de crochê
– Tesoura
– Creme hidratante
Passo a passo:
1 – Recorte as alças e o fundo da sacola.
2 – Estique a sacola, desfazendo as dobras laterais.
3 – Dobre uma das laterais até o centro da sacola. Dobre novamente na mesma medida. Restará uma parte sem dobrar.
4 – Recorte uma tira da sacola, iniciando na parte dobrada, ultrapassando a parte sem dobra e deixando a distância aproximada de três dedos sem recortar. Repita o processo até percorrer toda a sacola.
5 – Desdobre as tiras. Na primeira tira, junto à extremidade sem corte, faça um corte em diagonal em uma das faces da sacola, formando uma ponta.
6 – Está pronta a primeira ponta do fio! Estique a ponta e acompanhe o fio até a parte que ainda não está cortada.
7 – Recorte esta parte unindo-a com a próxima tira para formar um fio contínuo. Repita o processo até transformar toda a sacola em um grande fio.
8 – Torça o fio e ao mesmo tempo enrole-o no dedo formando um novelo.
9 – Está pronto o fio! Agora coloque o creme hidratante na mão oposta à da agulha e antes de puxar o fio, passe a ponta da agulha no creme para impedir que o plástico agarre.
10 – Agora é só usar a técnica tradicional do crochê e usar a sua criatividade!
Fonte: Blog Sacolinhas Plásticas
Agora que você já tem a linha, que tal começar a produzir? Temos algumas dicas de objetos que você pode fazer (e também ensinamos como fazer). Confira:
Agora, use a sua imaginação, e crie muitos outros itens com sacolas plásticas. Até mesmo uma bolsa, e depois nos conte como foi a sua experiência!
Reutilize suas sacolas de forma criativa, útil e econômica, que ainda lhe renderá um lindo acessório ou item decorativo e fará bem ao meio ambiente. Sustentabilidade é a palavra de ordem na Libreplast e pode ser na sua casa também! Reutilize, separe e destine os materiais recicláveis para o local correto. Atitudes simples mudam o mundo. Faça a sua parte!
Voltar
Para receber novidades sobre nossos produtos com exclusividade no seu e-mail preencha os campos abaixo: