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O termo vendas, é um tema que abrange alguns conceitos. Muitos vendedores optam por partir logo para a prática, afinal o importante é chegar ao final do mês com a meta cumprida.
É possível que esta prática de certo em períodos que o mercado está aquecido, e os consumidores estão dispostos a comprar. Porém, sabemos que a economia é muito instável, e existem aqueles meses em que as pessoas estão resistentes, e vender se torna uma tarefa mais difícil de ser realizada.
Então, para você não depender apenas da sorte para efetivar uma venda, é preciso tomar algumas atitudes que te farão vender o ano inteiro. O primeiro passo para isso é criar um planejamento de vendas. Esta iniciativa pode ser aquilo que está faltando para você atingir a sua meta. Então, vamos entender melhor sobre planejamento e descobrir como incluir esta prática em sua rotina como vendedor.
COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO DE VENDAS DE FORMA SIMPLES
Criar um planejamento é fundamental para você ter uma visão melhor do cenário em que está atuando ou irá atuar. Ou seja, é possível analisar a sua situação atual, e programar onde você quer estar depois de um determinado período. Para isso, responda algumas perguntas como:
– Qual a realidade do mercado no segmento em que você atua?
– Qual o comportamento do consumidor, especialmente dos seus potenciais clientes?
– Qual demanda seu produto ou serviço pode suprir?
– Qual a sua expectativa de crescimento em números?
– Por que um cliente deve escolher comprar com você ao invés de procurar o concorrente?
Com estas perguntas respondidas, você já terá um norte para desenvolver o seu planejamento.
PLANEJAMENTO X PRÁTICA
Sabemos que na teoria tudo parece perfeito e fácil, mas na hora de colocar em prática costuma ser um pouco diferente. Mas por que isso acontece?
Quando colocamos em prática o nosso planejamento, é comum acontecer algumas situações que não foram previstas. Em um primeiro momento pode parecer que seu planejamento não adiantou muita coisa, mas aqui está o x da questão.
Imagine esta situação: Em seu planejamento, você projetou que no mês de maio iria aumentar a sua meta em 20% em relação a abril, e em junho 15% em relação ao mês de maio.
Porém, você precisou de ausentar de suas funções por 7 dias devido a um problema de saúde. Isso fez com que a meta de 20% diminuísse para 12%.
Então, podemos dizer que o seu planejamento não fez diferença, afinal, uma situação que estava fora das suas expectativas estragou com tudo, certo? Errado!
É em momentos como este que o planejamento mostra a sua finalidade, porque a partir dele você sabe que no mês seguinte precisará aumentar não 15%, mas sim 23%. Ou seja, é necessário suprir os 8% que ficaram faltando no mês anterior. Desta forma, o seu desempenho nas vendas não será prejudicado, independente dos imprevistos.
Outra alternativa é dividir esta porcentagem em duas partes, e distribuir em 4% para os dois meses seguintes. Perceba que estas ações só são possíveis porque você tem um planejamento de vendas.
Este foi apenas um exemplo, mas existem outras vantagens que podemos listar em relação ao planejamento.
Mas o importante que você entenda, é que vendedores que se planejam vendem mais porque eles conseguem estar à frente dos problemas, e ao invés de ficarem procurando desculpas por não alcançarem seus objetivos, conseguem investir tempo em encontrar soluções!
Então, como está o seu planejamento?
Claro, se está precisando acrescentar mais qualidade e segurança em suas vendas, você deve conhecer nossos produtos!
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