">
Da alimentação ao vestuário e de eletrônicos a veículos, comprar as coisas que precisamos e queremos sempre foi uma parte inevitável do nosso cotidiano.
Mas quais são as implicações de comprar alguma coisa?
O impacto não termina no ato de gastar dinheiro e usar o produto. Existe todo um processo que envolve transformar o produto da sua forma bruta para a que está sendo exposta em prateleiras, sem contar o que acontece com ele depois que sua vida útil termina.
Junto com preço e qualidade, consumidores estão cada vez mais se preocupando com o impacto social dos produtos que eles compram, desde a produção até o descarte.
Quais perguntas você está se fazendo na hora de ir às compras?
Um consumidor consciente é aquele que se preocupa em tomar a decisão certa durante o processo de compra, com a intenção de ajudar a balancear alguns dos impactos negativos que o consumo excessivo tem para o planeta.
Consumidores responsáveis promovem a sustentabilidade no setor alimentício, por exemplo, optando por produtos orgânicos e de pequenos produtores locais; fazem a diferença no setor de higiene e beleza optando por indústrias que possuem responsabilidade ambiental e respeito à vida, como as que não testam cosméticos em animais. Eles optam também por consumir apenas o que é necessário, a fim de evitar a produção em excesso. Outros fatores como igualdade de pagamento e condições de trabalho também são levados em consideração.
O objetivo geral é usar o poder de compra para considerar o impacto ambiental e social do que está sendo adquirido, assim como repensar a forma e o motivo pelo qual se compra.
Consumidores conscientes querem que suas ações individuais ajudem a criar um impacto global, então o ato de consumir é visto como uma forma de voto ou endosso, usando as opções de compra para apoiar negócios que promovem os valores que esses consumidores consideram importantes.
É importante frisar, no entanto, que esse tipo de atitude requer algum nível de privilégio, como o de poder basear suas opções de compra em ideias ou princípios, mais do que em preço, possibilidade que não está acessível a todos.
7 formas de você se tornar um consumidor consciente
Existem diversas formas de você se tornar um consumidor consciente e fazer a sua parte na busca por um mundo melhor. Escolha a que estiver a seu alcance.
1- Compre do comércio justo (o famoso fair trade) suas roupas, artesanatos, frutas e verduras, entre outros itens.
Comércio justo, ou fair trade, busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
2 – Compre produtos que são feitos com ingredientes e materiais naturais.
3 – Compre produtos cruelty-free, ou seja, que não envolvem testes e/ou exploração animal.
4 – Substitua algumas de suas viagens de carro por bicicletas, transporte público, ou transporte coletivo por aplicativos.
5 – Reutilize sempre que possível e recicle todos os produtos descartáveis que possam ser reciclados.
6 – Compre em brechós ou outros tipos de comércio de segunda mão e tente consertar ou pegar emprestado um produto sempre que possível. Lembre-se que a produção de novos produtos, quaisquer que sejam, deve representar algum dano ao meio ambiente e seus recursos naturais.
7 – Viva uma vida mais minimalista.
Se temos que comprar, por que não comprar de empresas que realmente se importam em tornar o mundo um lugar melhor?
Ser um consumidor consciente, da maneira que você conseguir, coloca você no caminho certo para contribuir com a mudança do mundo de forma prática e significativa. Aceite o poder que você tem como consumidor e o utilize para transformar o mundo, uma compra de cada vez.
Voltar
Para receber novidades sobre nossos produtos com exclusividade no seu e-mail preencha os campos abaixo: