"> SAIBA A IMPORTÂNCIA DO PLÁSTICO PARA NOSSAS VIDAS - Libreplast
09 de abril

SAIBA A IMPORTÂNCIA DO PLÁSTICO PARA NOSSAS VIDAS

Você já parou para pensar em todos os benefícios que o plástico nos oferece?

 

Muito se fala sobre os efeitos negativos do plástico para o meio ambiente, efeito esse que existe em grande parte devido às ações dos seres humanos, mas pouco se repara nas inovações e benefícios que o plástico proporciona para diversos setores da economia e da sociedade. E considerando esse momento que estamos vivendo, os benefícios do material para a medicina, saúde e higiene ficam ainda mais evidentes.

 

O plástico é um material que está presente em todos os aspectos da nossa vida. Não tem como escapá-lo. É um material durável, versátil e de baixo custo que representaria, caso descontinuado, um grande regresso para a humanidade. A partir do plástico são criados objetos indispensáveis para o nosso dia a dia e até para a nossa sobrevivência, se considerarmos os avanços da medicina proporcionados pelo material.

 

A lista de itens feitos de plástico que são essenciais para o nosso dia a dia é longa demais para esse artigo, assim como a de benefícios do material para a humanidade, mas vamos citar alguns deles. Confira!

 

 

O plástico é atóxico

 

Muita gente já tem o primeiro contato com plástico usando a mamadeira. O principal recipiente utilizado na alimentação de bebês e crianças pequenas é composto por um material que não traz risco nenhum à saúde e ainda evita que microrganismos se proliferem.

 

Os brinquedos também são um bom exemplo de como, desde cedo, estamos em contato com o plástico. Ele torna esses objetos mais seguros e duráveis.

 

O plástico revolucionou a saúde

 

Em meio a uma crise de saúde pública como a que estamos vivendo, é possível observar ainda mais claramente os benefícios do plástico para a saúde.

 

Para citar apenas alguns:

– Tecidos de polipropileno nos centros cirúrgicos: o TNT, sigla de “tecido não tecido”, é feito a partir de polímeros termoplásticos. Ao menos tempo em que têm baixo custo e são descartáveis, representando muito menos riscos de contaminação, eles também são muito duráveis, concedendo segurança para os pacientes e para os profissionais de saúde.

– Medicação: comprimidos com cápsulas de polímero se decompõem gradualmente, liberando os ingredientes ativos de forma controlada.

– Seringas descartáveis: diferentemente das originais, altamente quebráveis e reutilizadas após uma esterilização duvidosa, as seringas de plástico têm baixo custo e não representam nenhum risco de contaminação.

– O plástico ainda está presente em bolsas de sangue, cateteres, seringas, tubos, luvas, próteses, suturas, obturações, órgãos artificiais e muito mais.

 

 

O plástico é higiênico e seguro

 

As embalagens plásticas protegem e preservam os alimentos perecíveis por mais tempo, mantendo o seu sabor natural e valor nutricional, e reduzindo o desperdício e o uso de conservantes. Elas ainda evitam a contaminação e a propagação de germes durante todo o processo de fabricação, distribuição e exibição nas gôndolas.

 

Em face dessa pandemia, muitas lanchonetes e restaurantes passaram a repensar a opção pelo uso de reutilizáveis, que geralmente recebe uma higienização precária, tornando a opção pelos descartáveis muito mais segura.

 

Voltando à questão da saúde, é impossível imaginar que pacientes em hospitais sejam servidos por meio de copos, pratos ou talheres reutilizáveis, que necessitam ser meticulosamente lavados, quando se está diante de um quadro de pandemia causada por um vírus de contágio facílimo.

 

Utensílios descartáveis são mais seguros e higiênicos e, por isso, reduzem muito os riscos de contaminação. Além de copos, pratos e talheres, máscaras e luvas também são feitas de plástico e representam um alto nível de proteção contra contaminações.

 

O plástico é 100% reciclável e a fonte de renda de muita gente

 

O impacto negativo do plástico para a natureza existe principalmente devido ao descaso do ser humano, já que o material é 100% reciclável e, se descartado corretamente, não iria parar no meio ambiente e todos aproveitaríamos os benefícios que a reciclagem do material proporciona.

 

Além dos benefícios óbvios da reciclagem do plástico para a natureza e para a economia, ela também beneficia as várias famílias que têm na reciclagem do plástico e de outros materiais sua principal fonte de renda. Por isso, é indispensável dar o destino correto para esse tipo de material.

 

Se todos fizermos a nossa parte, poderemos aproveitar apenas os efeitos positivos do advento do plástico. Utilize-o para a sua prevenção e proteção contra o coronavírus!

 

Voltar