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O cliente sempre terá diversas opções de marcas para comprar o produto do qual deseja ou tem necessidade, e o trabalho do representante comercial é fazer com que seu produto se sobressaia entre as outras marcas.
Mas como fazer isso? Aprenda algumas técnicas de vendas que todo representante precisa saber:
Público-alvo e prospecção
Geralmente, quando se cria um produto ou um serviço, a sua finalidade já vem pré-definida para um público específico. Quem trabalha com vendas externas deve saber qual é o público-alvo do seu produto. Sabendo isso, fica mais fácil de chegar ao cliente potencial.
– Para definir o público-alvo, o vendedor pode levar em consideração a situação financeira, exigências, ramo de atuação e perfil socioeconômico do cliente.
Pré-Abordagem
Como o nome já diz, a abordagem é a parte em que o vendedor chega no cliente para vender o seu produto. Porém, antes de abordar, é preciso fazer uma pré-abordagem, nesta fase, o representante deve…
– Estudar a empresa/cliente, obter informações básicas sobre ela e saber de suas necessidades.
– Saber quem é a pessoa certa para abordar na empresa.
– Descobrir qual é o melhor horário para fazer a abordagem.
Abordando
Veja algumas dicas para deixar uma boa impressão no primeiro contato:
– Seja sempre educado;
– Desligue o celular antes de entrar para conversar com o cliente.
– Tenha um aperto de mão firme;
– Olhe nos olhos do comprador;
– Não se distraia quanto ele estiver falando;
– Não o interrompa;
– Tente fazer com que a conversa flua de forma agradável.
Vendendo o peixe
Depois de selecionar o cliente potencial, de estudá-lo e de abordá-lo, então chega a hora de vender o peixe, ou melhor dizendo, de fazer a demonstração do produto. Para fazer uma boa demonstração, você precisa primeiro saber quais são as necessidades do seu cliente (lembra da pré-abordagem?). Sabendo do que a empresa/cliente necessita, você pode fazer uma apresentação planejada, na medida certa, para que o produto seja exposto de acordo com as expectativas do comprador.
Fechando negócio
Ser afobado e insistir para o comprador assinar o pedido é um erro fatal, também é um grande erro esperar para que o comprador tenha a iniciativa de fechar o negócio.
Então, como fazer?
– Passe os pontos importantes de seu produto;
– Pergunte ao cliente de maneira clara se ele tem preferência por produto A ou B;
– Ofereça um desconto, quando necessário, para que ele assine o pedido no ato;
– Tenha sempre confiança ao pedir o fechamento do pedido.
Pós-venda
Depois de tantas etapas para fechar o negócio, você não vai querer perder o seu cliente para a concorrência, vai?
– Marque uma visita para assegurar que o produto esteja dando os resultados esperados;
– Esteja sempre em contato com o comprador, seja por telefone, e-mail ou visitas.
Manter o contato com o cliente aumenta a sua credibilidade e faz com que você seja a opção número 1 em outras oportunidades.
Não basta apenas possuir técnicas para ser um bom representante comercial. Ética, persistência e comprometimento com a satisfação do cliente também são virtudes essenciais para o profissional de vendas.
Se você gostou do blog e deseja aprender mais técnicas, então a baixo vai mais alguns dos blogs que temos e que poderão ajudar você nas suas vendas como representante:
O QUE FAZ UM REPRESENTANTE COMERCIAL
IMPORTÂNCIA DE FAZER CADASTRO DOS CLIENTES
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